Tem água na Europa | Museu do Amanhã

Hubble encontra plumas de água em Europa, lua de Júpiter

Observatório do Amanhã
Arte conceitual que ilustra a superfície da lua Europa com Júpiter ao fundo

Por Meghie Rodrigues *

A Nasa anunciou, nesta segunda-feira, 26/09/16, que o telescópio Hubble conseguiu captar imagens de potenciais ‘plumas’ de água que aparecem de tempos em tempos sobre Europa, uma das luas de Júpiter. Os dados são de observações feitas em 2014 em três ocasiões diferentes: em janeiro, março e abril daquele ano. A grande notícia é que as observações possibilitarão o estudo da composição da água líquida na superfície de Europa sem que seja preciso perfurar o solo do satélite – ou melhor dizendo, a espessa camada de gelo que o encobre, cuja espessura ainda não conhecemos.

Estas ‘plumas’ são água ejetada de fissuras no gelo da superfície de Europa e mais se assemelham a gêiseres que cospem líquido com bastante força: os jatos atingem cerca de 200 quilômetros de altura e depois retornam à superfície em forma de chuva.

As imagens dão mais força para evidências encontradas em 2012, quando o Hubble detectou estas plumas pela primeira vez – não com imagens óticas, como em 2014, mas indiretamente. Era um indício de presença de água líquida abaixo da superfície gelada de Europa.

Para Alexandre Cherman, astrônomo do Planetário do Rio e consultor do Museu do Amanhã, esta atividade irá facilitar bastante o estudo da água que existe por lá, já que irá poupar tempo e esforço de perfuração.

– O fato de ter-se conseguido captar esse evento de forma tão fortuita nos leva a crer que ele é muito mais comum do que se imagina. Podemos ficar esperando acontecer para ver detalhes da água, se existem elementos orgânicos e minerais – e pode ser que tenha componentes que nem imaginamos – diz.

* Meghie Rodrigues é mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Observatório do Amanhã.