Experiência do Amanhã - A evolução da Televisão no Brasil | Museu do Amanhã

Experiência do Amanhã - A evolução da Televisão no Brasil

Exposições Temporárias
Simulação de ambiente doméstico com televisão antiga / Foto: Rogerio Resende
Início: 
quarta, 03 de agosto de 2016
Término: 
terça-feira, 30 de agosto de 2016

A exposição temporária “Experiência do Amanhã - A evolução da Televisão no Brasil” é fruto de uma parceria entre o Museu do Amanhã e a Globo, e conta a história da TV, sua origem, evolução e o que vem por aí. Em totens e imagens de acervo, a viagem começará pelos anos 50 e 60. O visitante poderá ver – ou rever - imagens da chegada do homem à lua e de um amistoso entre Brasil e URSS no Maracanã, com a presença do então futuro presidente Kennedy.

O segundo set da exposição (anos 70) mostra a primeira evolução dos aparelhos, quando as imagens passaram a chegar coloridas e os televisores ganharam botões de brilho e contraste. Trechos curiosos, como a primeira novela a cores no Brasil – ‘O Bem Amado -, imagens da Copa do México e das Olimpíadas de Munique e Montreal fazem parte da coleção.

Nos anos 80 e 90, a expansão do sinal analógico terrestre, o controle remoto e o áudio estéreo começaram a revolucionar a forma de se assistir TV. Ao mesmo tempo, a qualidade das produções brasileiras começou a ser reconhecida internacionalmente. O público relembrará desta época através de imagens de produções como ‘Terra Nostra’, ‘Vinicius para Crianças’, além de takes históricos dos Jogos de Moscou, Los Angeles, Seul, Barcelona e Atlanta.

Chegando aos anos 2000, a exposição retrata a evolução para TVs de LCD, a imagem em alta definição captada em 5 canais de áudio, a tecnologia 4K e a expansão do conteúdo para múltiplas telas. Por fim, o público chega à experiência do futuro, com transmissões em 8K - ultra-alta definição - no auditório do museu. A tecnologia deve se tornar comercial no mundo em 2020.

Saiba mais sobre a experiência 8K no Museu do Amanhã

Para conhecer a exposição, os interessados devem adquirir os ingressos online para o Museu. Cada ingresso dará direito a assistir a uma transmissão em ultra-alta definição.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.