Exposição Arte de Código Aberto | Museu do Amanhã

Exposição Arte de Código Aberto

terça-feira, 09 de janeiro de 2024
domingo, 21 de abril de 2024

Arte de Código Aberto é uma jornada inovadora no mundo da arte gerativa, onde o público é convidado a mergulhar na intersecção entre linguagem de programação e expressão artística. Esta exposição individual do artista-programador Vamoss é uma exploração única de como os códigos abertos podem ser manipulados para criar imagens e ideias revolucionárias.

A mostra, que já encantou visitantes no espaço ACT do Sesc Tijuca em 2022 e na Sala de Ciências do Sesc Madureira entre junho e setembro de 2023, agora marca sua presença no Laboratório de Atividades do Amanhã. Aqui, os visitantes têm a chance de experimentar a arte de forma interativa, criando suas próprias obras generativas e explorando o dinamismo entre ordem e caos.

Esta exposição não é apenas uma celebração da criatividade; ela desafia os visitantes a refletir sobre a presença e influência dos programas de computador em nossas vidas - desde dispositivos móveis até mídias sociais, afetando nossas emoções e comportamentos. Arte de Código Aberto é focada na interatividade, convidando os visitantes a se envolverem ativamente com a arte. A exposição é desenhada para ser uma experiência imersiva, onde cada participante pode manipular códigos e ver suas próprias criações ganharem vida. Essa interação proporciona uma compreensão mais profunda da relação entre arte, tecnologia e a sociedade moderna.

Sobre o Artista

Vamoss, artista-programador e Diretor de Tecnologia na SuperUber, é reconhecido por sua habilidade em usar código como matéria prima para criar projetos de arte gerativa. Com um background em Design, mestre em Economia Criativa pela ESPM-Rio e atual doutorando em Artes Visuais no PPGAV-UFRJ, ele tem se destacado na comunidade de artistas-programadores, trazendo um olhar inovador para a interseção entre arte e tecnologia.

Acessibilidade

No Museu do Amanhã, acreditamos que a arte deve ser acessível a todos. Arte de Código Aberto foi projetada para ser inclusiva, permitindo que visitantes de todas as idades e habilidades participem e se envolvam com o conteúdo da exposição. Oferecemos recursos acessíveis para garantir que todos possam desfrutar dessa experiência única.