22ª Semana Nacional de Museus | Museu do Amanhã

22ª Semana Nacional de Museus

terça-feira, 14 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, ocorre a 22ª Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural que mobiliza museus de todo o país. Entre os dias 13 e 19 de maio, participe das diversas atividades inspiradoras e divertidas sobre o tema “Museus, Educação e Pesquisa” em museus de toda a cidade.

terça-feira | 14 de maio

11h e 14h  - Trilhar os Amanhãs — O que é a Educação Museal?

Você já ouviu falar em Educação Museal? Já se perguntou para que serve, onde ocorre ou por que ela é importante? Em sintonia com o tema da 22ª Semana Nacional de Museus, esta visita mediada é um convite a redescobrir a história dos museus e a atuação do Educador Museal.

• ponto de encontro: bilheteria
  • horário da atividade: 11h e 14h

14h - Laboratório de Alfabetização em Futuros - O Futuro dos Museus

Laboratório de Alfabetização em Futuros, método desenvolvido pela UNESCO para imaginar novos amanhãs e aprender a usar o futuro para repensar o presente, com o tema “O Futuro dos Museus”.

• ponto de encontro: LAA
  • classificação: Adulto
  • horário da atividade: 14h às 17h
  • capacidade: até 25 pessoas
  • Inscreva-se aqui

quarta-feira | 15 de maio

17h - Televisita

Venha para uma live via TikTok e viva uma visita mediada com os educadores do Museu do Amanhã a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência apresentadas na Exposição Principal!

• canal: TikTok do Museu do Amanhã
  • horário da atividade: 17h

sábado | 18 de maio

Trilhar os Amanhãs — O que é a Educação Museal?

No Dia Internacional dos Museus e em sintonia com o tema da 22ª Semana Nacional de Museus, venha redescobrir, nessa visita mediada, a história dos museus e a atuação do Educador Museal.

• ponto de encontro: bilheteria
  • horário da atividade: 11h e 14h
  • Sem necessidade de inscrição prévia

11h - Experimentações do Brincar - “Ai, meu lugar”: Que mil coisas tem pra gente dizer?

Se você pudesse criar um monumento para a cidade: como ele seria? E se eu te convidasse para refletir sobre a presença dos monumentos e estátuas presentes em nosso cotidiano e sobre como eles constroem (ou não) Identidade, Memória e Pertencimento? A partir de um exercício de imaginação, vamos criar juntos propostas de intervenções na paisagem que dialoguem e façam mais sentido com o espaço da cidade.

• local: Terreiro de Curiosidades
  • classificação: a partir de 7 anos
  • credenciamento: 10h30 às 10h50
  • horário da atividade: 11h
  • inscreva-se aqui

14h - Imersão - O que os museus guardam? Exercícios de Imaginação Museal com crianças

Após uma experiência de mediação com os educadores, que tal produzir uma obra de arte em argila capaz de guardar um significado valioso para as próximas gerações? Mergulhe em um ambiente de vivências e criações coletivas capazes de refletir sobre as funções dos museus nos tempos atuais.

• ponto de encontro: saída da Exposição Principal
  • classificação: 7 a 11 anos
  • horário da atividade: 14h

15h - Museu na Rua

Venha explorar o maior museu do mundo: a Rua! Nesta edição do Museu na Rua faremos um circuito pela vizinhança do Museu do Amanhã, explorando o passado e o presente deste território cheio de possibilidades.

• ponto de encontro: entrada do Museu do Amanhã
  • horário da atividade: 15h
  • Inscreva-se aqui

16h - Roda de conversa — Quais serão os futuros da tecnologia e da sustentabilidade?

Junte-se a essa Roda de conversa na Feira Literária Internacional de Santa Teresa, e reflita com os editores da coleção Pensando Amanhãs, que vão falar sobre os volumes: “Pode um robô ser racista?” e “O capitalismo pode ser sustentável?” em um evento totalmente aberto ao público.

• Local: Museu Histórico da Cidade - Gávea
  • horário da atividade: 16h às 17h