Ciclo de palestras com cientistas britânicos no Museu | Museu do Amanhã

Museu do Amanhã recebe pesquisadores britânicos

Observatório do Amanhã
Imagem: Pixabay
Início: 
terça-feira, 09 de agosto de 2016
Término: 
sexta, 19 de agosto de 2016
Local:
Observatório
Horário:
ter 15h30-17h
sex 15h30-17h

De detalhes sobre expedições pela Amazônia a discussões sobre mudanças climáticas, passando pelo mundo da botânica e pela comunicação da ciência para o grande público. É extensa a lista dos assuntos abordados por um time de cientistas britânicos que o Museu do Amanhã traz, de 9 a 19 de agosto, para um ciclo inédito de palestras.

Em “Cientistas Britânicos no Rio”, quatro pesquisadores falarão de seus estudos e vivências. Entre eles, o antropólogo John Hemming, premiado por seus livros sobre povos amazônicos e incas, e Ghillean Prance, que já descobriu mais de 350 espécies de plantas.

As palestras do ciclo terão tradução simultânea e acontecem sempre à tarde, no Observatório do Amanhã. O evento é fruto de uma parceria entre Museu do Amanhã e UK Science & Innovation Network. Para Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Museu do Amanhã, “associar a realização das olimpíadas a uma ação de divulgação de ciência no Museu do Amanhã é especialmente interessante quando se trata de fazê-lo em conjunto com centros de ciência britânicos de peso”.

O evento contará com tradução simultânea para o português

Saiba mais sobre os temas e os palestrantes e faça a sua inscrição no fim da página

“Naturalistas descobrem a Amazônia Brasileira”, com John Hemming 

Dia 09 de agosto, às 15h30

Na palestra de abertura, John Hemming contará a história de três exploradores da Amazônia: Alfred Wallace, Henry Bates e Richard Spruce. Eles se aventuraram pela região em meados do século 19 e foram grande inspiração para Charles Darwin. Como era explorar a Amazônia há 150 anos – e como era diferente de fazê-lo hoje?

John Hemming é antropólogo, especialista no estudo de povos indígenas. No início dos anos 1960, integrou uma expedição pelo rio Iriri, encomendada pelo IBGE para mapear florestas e rios na região amazônica. Tempos depois, na década de 1970, passou dois anos visitando 45 tribos indígenas em quase todos os estados brasileiros. Com quatro delas, ele foi o primeiro ocidental a realizar contato. É premiado por seus livros sobre povos amazônicos e incas e hoje preside a Amazon Charitable Trust, uma organização que trabalha com comunidades locais pela proteção da floresta amazônica.

"O planeta humano: passado, presente e futuro”, com Iain Stewart

Dia 11/08, às 15h30

Por milhares de anos, as forças da natureza moldaram o nosso planeta, mas, hoje, a maior força geológica que existe no mundo somos nós – humanos. Partindo deste ponto de vista, Iain Stewart irá mapear o surgimento desta nova “era humana” – falando de sua crescente influência sobre o globo e olhando para que direção o futuro do planeta está indo.

Geólogo, o escocês Iain Stewart é bastante conhecido no Reino Unido por seu trabalho com divulgação científica. Já protagonizou diversos documentários da BBC, dentre eles "Terra: As Guerras do clima", "Ascensão dos Continentes", "Como Crescer Um Planeta", entre outros. Seu trabalho “Terra: O Poder do Planeta”, de 2007, foi indicado ao prêmio da Associação Britânica de Artes em Filme e Televisão (BAFTA). Atualmente, Iain é professor de Comunicação em Geociências da Universidade de Plymouth, onde também dirige o Instituto Terra Sustentável.

"Mudanças Climáticas e o Futuro", com Stephen Belcher

Dia 16 de agosto, às 15h30

Em dezembro, líderes mundiais se reuniram em Paris para discutir o maior desafio de nossos tempos – como vamos lidar com as mudanças climáticas que já estão em curso. Se sentimos estas mudanças no presente, com o que elas vão se parecer no futuro? Por onde a ciência diz que devemos começar a tratar do problema? Para trazer estas e outras questões, Stephen Belcher fará a terceira palestra do ciclo “Cientistas Britânicos no Rio”. 

Com passagem pelas universidades de Cambridge e Stanford, Stephen Belcher é especialista em mudanças climáticas e poluição atmosférica. Tem mais de cem trabalhos publicados sobre turbulência de ventos e oceanos e é membro do Comitê Científico do Programa de Pesquisa Mundial em Mudanças Climáticas. Em 2002 recebeu o prêmio Rosenstiel de Oceanografia. Atualmente, é professor de Metereologia na Universidade de Reading e diretor de Ciências Climáticas e Serviços no Met Office Hadley Centre do Reino Unido.

“Biodiversidade para o Amanhã”, com Sir Ghilean Prance

Dia 19 de agosto, às 15h30

É muito difícil preservar o que não se conhece. E se não preservarmos a biodiversidade, ameaçamos a perpetuação de nossa própria espécie. Na palestra de fechamento do ciclo “Cientistas Britânicos no Rio”, Sir Ghillean Prance irá explorar as ligações entre o conhecimento sobre a diversidade natural e sua conversação – e preservação – para gerações futuras.

Botanista renomado, Sir Ghillean Prance já descobriu mais de 350 espécies de plantas e liderou cerca de 40 expedições pela Amazônia, trabalhando principalmente documentando a ecologia de polinação da vitória-régia. Foi diretor do Instituto de Economia Botânica e vice-presidente sênior para Ciência do Jardim Botânico de Nova York e também presidiu os Jardins Botânicos Reais de Kew, em Londres. Autor de mais de 20 livros, Prance atualmente é presidente do Nature in Art Trust e da UK Wild Flower Society.

Serviço

A entrada para as palestras se dará pela lateral oeste do Museu do Amanhã.

A participação no evento não garante direito de visita às exposições do Museu.

A participação de inscritos está sujeita a lotação do espaço. 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.