CAPTE-ME: nenhuma presença será ignorada | Museu do Amanhã

CAPTE-ME: nenhuma presença será ignorada

LAA | Laboratório de Atividades do Amanhã
Início: 
sexta, 06 de maio de 2016
Término: 
quarta, 14 de setembro de 2016
Local:
Laboratório de Atividades do Amanhã
Horário:
ter - dom 10h-17h

O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), área do Museu dedicada à inovação e experimentação, apresenta a exposição interativa “CAPTE-ME: nenhuma presença será ignorada”, sobre a nova e principal matéria-prima da sociedade contemporânea: dados.

Em grande volume, os dados são capazes de transmitir uma mensagem que irá gerar novos conhecimentos. Porém, esses dados servem também como rastros, contendo informações sobre o que fazemos, compramos, queremos ou gostamos. Esses dados são captados e utilizados, muitas vezes sem nem percebermos.

“CAPTE-ME: nenhuma presença será ignorada” traz a ideia de que produzimos constantemente rastros digitais que, depois, são utilizados por outras pessoas ou empresas. Estes conceitos são apresentados por meio de ambientes lúdicos e exploratórios, onde os visitantes podem interagir com projeções, sons e gráficos que mostram dados recolhidos do público em tempo real, por sensores instalados em túneis que recortam a exposição. Além disso, textos e vídeos de especialistas abordam temas como "O que é dado, informação e conhecimento", "Internet de Todas as Coisas" e "Big Data"; enquanto tablets exibem visualizações geradas pelo fluxo de pessoas, no mundo.

“A mostra Capte-me trata da importância dos dados na Era da Informação. Na Era Industrial, não havia muitas referências para melhorar as coisas. Hoje, temos dados emergindo de variadas fontes: do celular, dos locais por onde passamos, do computador onde acessamos a internet. Saber como são gerados e entender como utilizar estes dados pode impactar diretamente nossas vidas; e vamos estimular que os visitantes pensem a respeito”, explica Marcela Sabino, diretora do LAA e curadora da exposição.

Sobre o Laboratório de Atividades do Amanhã

O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) tem dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias tradicionais e exponenciais – como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, impressão 3D, biotecnologia – e o futuro de determinados temas, como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. O LAA é apresentado pelo Banco Santander, patrocinador máster do Museu do Amanhã.

Ficha técnica

  • Conceituação, criação e expografia: Laboratório de Atividades do Amanhã
  • Direção: Marcela Sabino
  • Artistas: Alberto Harres, Allan Melo, Antônio Pack, Caio Chacal, Jonathan Harris, Matheus Mendes
  • Cenotécnica e montagem: Alexei Pinheiro e Natália Costa (Infinitamente)
  • ​Design Gráfico: André Lima e Luisa Borja (Tuut)
  • Conteúdo: Eduardo Carvalho, Emanuel Alencar, Leonardo Menezes
  • Colaboradores: Diogo Rezende e Isabel Seixas (Estúdio M’Baraká); André Anastácio e Marlus Araújo (Biônicos); Hélio Lopes e Simone Barbosa (PUC-RJ) Karin Breitman (EMC); Luciana Sodré e Marcos Cavalcanti (UFRJ)
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.