Inscrições abertas
Criado em 2017, o Entre Museus é um projeto de mobilização social e cultural que desenvolve ações educativas voltadas a estudantes e professores de escolas e organizações sociais, especialmente da região portuária do Rio de Janeiro, vizinha ao Museu do Amanhã. A iniciativa contempla uma programação de visitas mediadas ao Museu do Amanhã, em articulação com 17 museus da cidade, fortalecendo redes e percursos educativos pela cidade. Para tal, essa chamada busca selecionar 17 escolas para participarem do projeto no ano de 2026. O projeto Entre Museus é patrocinado por TAG.
1. Objeto
O Museu do Amanhã é um museu de ciências que investiga as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
O Programa de Educação do Museu do Amanhã tem como missão promover diferentes ações e projetos que despertem a curiosidade dos seus públicos para os temas e as narrativas relacionados à linha curatorial do Museu. Entre essas atividades estão visitas mediadas, ações educativas, seminários, oficinas, cursos além de projetos educativos específicos, que aprofundam seus conteúdos com o apoio de pesquisadores, educadores, artistas, cientistas e outros especialistas. Tal estratégia busca abarcar os distintos públicos do museu em uma variedade de experiências e profundidade de conteúdos científicos orientados pela afirmação: sustentabilidade é convivência.
Em 2026, o projeto Entre Museus convida escolas públicas a mergulharem na Baía de Guanabara como território vivo de aprendizado, memória e imaginação coletiva. Alinhado à linha curatorial do Museu do Amanhã, o projeto propõe refletir sobre a cidade a partir das águas que a atravessam, conectam e transformam.
Este ano, focando no tema Baía de Guanabara, o projeto passa a incluir, além das escolas públicas da zona portuária, escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro, especialmente as que só localizam em regiões circunvizinhas à baía e que a tenham como tema de projetos curriculares ou extracurriculares.
2. Quem pode participar:
Escolas públicas localizadas num raio de até 50km de distância do Museu do Amanhã.
Como participar:As inscrições deverão ser realizadas por uma professora ou professor que ficará responsável pela tratativa entre escola e museu. É recomendado que este (a) responsável atue na turma que irá aos museus e acompanhe os dois dias de visita. As inscrições são feitas por meio de formulário, compartilhando brevemente os projetos já desenvolvidos ou sua relação territorial com a Baía de Guanabara, seja ela pedagógica, cultural, ambiental ou comunitária.
Se a Baía faz parte do cotidiano, das práticas ou dos imaginários da sua escola, este convite é para vocês. Vamos navegar juntos por histórias, águas e conexões que fazem do Rio um arquipélago de experiências.
3. Critérios de Seleção
Critérios e análise de seleção
A.
Exclusividade de participação para escolas públicas
B.
Preenchimento correto do Formulário de Inscrição.
C.
Prioridade para escolas da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro
D.
Interesse pelo tema “Baía de Guanabara” aferido pelo Formulário de Inscrição.
4. Responsabilidades das escolas selecionadas:
A. Compromisso e assiduidade na participação na reunião inicial do projeto e nas visitas mediadas ao Museu do Amanhã e ao Museu Parceiros;
B. Comprometimento com a organização das visitas, inclusive com o envio de dados dos participantes para inclusão no seguro de vida como nome completo, CPF e RG.;
C. Respeitar os direitos humanos em todas as atividades promovidas, e em qualquer outra relação que se estabelece entre as participantes;
5. Inscrições
As inscrições são gratuitas e serão realizadas através de formulário online por este link, entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro de 2026 até às 23h59min. Não serão aceitas alterações nos dados ou inclusão de documentos após envio da ficha de inscrição. Não serão aceitas inscrições efetuadas fora do prazo.
O preenchimento do formulário é obrigatório.
6. Cronograma
FASES PERÍODO
INSCRIÇÕES - 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026 (até 23h59min)
SELEÇÃO - 21 a 22 de fevereiro 2026
CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS SELECIONADAS - 23 a 24 de fevereiro 2026
RESULTADO FINAL - 03 de março de 2026
REUNIÃO PARA INÍCIO DO PROJETO - 06 de março de 2026
ENCONTROS PRESENCIAIS - Abril a Novembro de 2026
Quem pode se inscrever: professores de escolas públicas
Período de inscrição: 20/01/2026 até 20/02/2026