Vivências | Quilombo Amanhã | Museu do Amanhã

Vivências | Quilombo Amanhã

Relações Comunitárias
Início: 
quinta, 29 de junho de 2017
Término: 
quinta, 29 de junho de 2017
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
qui 15h-17h

Vemos quilombo como lugar. Mas como pensar território em relação a uma cultura que não tem sua territorialidade formalmente demarcada? A maior superfície habitada que o negro possui é sua própria pele. Nesse sentido sua pele pode ser seu próprio quilombo. A partir disso, como discutir território, territorialidade e resistência afro-brasileira?

O Museu do Amanhã convida todos a participarem da roda de conversa que acontece no dia 29 de junho, às 15h, no Observatório do Amanhã, com:

Damião Braga - Liderança Quilombola, pres. do Conselho Diretor do Quilombo da Pedra do Sal e membro do Conselho Consultivo da Candidatura do sítio Arqueológico Cais do Valongo; 

Dra Daniela Yabeta - Historiadora, pós-doutoranda de História - UFF, editora da revista do Observatório Quilombola e organizadora do Atlas Quilombola; 

Humberto Adami - Pres. Nacional da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB; 

Thaís Rosa Pinheiro - Sócia-fundadora do Conectando Territórios, turismóloga, Mestra em Memória Social – UNIRIO.

Rafael Sanzio dos Anjos - Geógrafo, Professor titular da Universidade de Brasília.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.