Vivências | Identidade e Luta | Museu do Amanhã

Vivências | Identidade e Luta

Relações Comunitárias
Início: 
quarta, 28 de junho de 2017
Término: 
quarta, 28 de junho de 2017
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
qua 14h-18h

O Museu do Amanhã exibirá os filmes Contagem RegressivaMenino 23DNA Africa no Observatório do Amanhã, no dia 28 de junho, das 14h às 18h. Após a exibição de cada filme acontecerá uma roda de conversa com os realizadores.

  • Contagem Regressiva (14h00 – 15h00)


Direção: Luis Carlos de Alencar

Episódio: Zona portuária  

Duração: 26:10

Porto Maravilha: como tem se dado a sua implementação, descaracterizando a região portuária, que é patrimônio histórico e cultural da cidade, por sua destacada dimensão da presença negra e de moradias coletivas. A maior parceria público-privada do país , administrada pelas empreiteiras Odebrecht, OAS e Carioca, declara-se como financiamento privado, mas é assegurada pelo poder público em mais de R$ 8 bilhões, através dos recursos do FGTS.

Episódio: Remoções  

Duração: 26:35

O Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas do Rio de Janeiro em Agosto de 2016. A minissérie Contagem Regressiva aborda os impactos sociais que a realização desse megaevento causou para a cidade carioca.

  • DNA África (15:20 - 16:30)


Direção: Carlos Alberto Junior

Duração: 1h10

O filme DNA África se propõe a colaborar no processo de resgate da origem de parte dos brasileiros ao contar a história de 5 cidadãos comuns que se submetem a um teste de DNA e descobrem suas origens na África.

  • Menino 23 (16:50 - 18:10)


Direção: Belisario Franca

Duração: 1h19

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.