Trilhas de longo curso: o despertar dos parques ao ecoturismo | Museu do Amanhã

Trilhas de longo curso: o despertar dos parques ao ecoturismo

Observatório do Amanhã
Cume do morro Castelos da Taquara, localizado no Parque Nacional da Tijuca / Foto: Felipe Hanower
quinta, 01 de setembro de 2016
quinta, 01 de setembro de 2016
Você já imaginou andar numa trilha de 170 quilômetros, no meio de uma cidade com mais de 6 milhões de habitantes, e mesmo assim permanecer, durante quase todo o trajeto, em meio a uma natureza exuberante? Pois saiba que isso é possível. Graças à Trilha Transcarioca, idealizada por um dos maiores estudiosos sobre unidades de conservação no Brasil e no mundo, o diplomata Pedro Menezes. Ele é o convidado do Museu do Amanhã para falar sobre "Trilhas de longo curso: o despertar dos parques ao ecoturismo", em 1º de setembro, quinta-feira, às 15h, no Observatório do Amanhã.

Faça a sua inscrição gratuita no final desta página

No bate-bapo, Pedro Menezes, membro da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), vai abordar as trilhas de longo curso, partindo do histórico das caminhadas na natureza como atividade de recreação, sobretudo após a Revolução Industrial. A seguir, Pedro Menezes vai discorrer sobre a criação dos parques nacionais no mundo e a respectiva criação de uma infraestrutura de trilhas.

Desde a trilha Apalache até o Caminho de Santiago, passando pelas trilhas de longo curso europeias e australianas, o pesquisador falará sobre os aspectos relacionados ao uso público dos parques como forma de dar visibilidade e garantir a proteção a esses espaços públicos. O papel das trilhas de longo curso como conectores ecológicos também será destacado, assim como Transcarioca, que já tem 110 quilômetros sinalizados.

- As trilhas de longo curso demandam muitos dias de caminhada em meio a formações naturais. Proporcionam imersão total das pessoas em ambientes selvagens, trazendo de volta o sentimento atávico de que somos apenas mais um animal nesse planeta. Só esse sentimento tem o poder de despertar o olhar de que precisamos preservar a natureza, pela singela razão de que somos parte dela - diz Pedro, que é carioca e já morou na Austrália, Portugal, Quênia, Belize, Peru, Granada, Albânia, África do Sul e Zimbábue.