Como fazer um poeta voar, a aula | Museu do Amanhã

Como fazer um poeta voar

Exposições Temporárias
Vídeo da exposição onde um ator interpreta Santos Dumont / Foto: Marcos Tristão - Museu do Amanhã
sábado, 21 de maio de 2016
sábado, 21 de maio de 2016
Auditório do Museu do Amanhã
sab 14h-15h

Quem visita a exposição “O poeta voador, Santos Dumont” não imagina que a ideia surgiu quando o Elevado da Perimetral ainda não havia sido totalmente derrubado e a Praça Mauá estava fora do radar de cariocas e turistas - um tempo que parece remoto, mas faz apenas três anos. A homenagem a um dos maiores cientistas brasileiros de todos os tempos mereceu acurada pesquisa no extenso acervo sobre Santos Dumont mantido por Henrique Lins de Barros, biofísico e um dos consultores científicos do Museu do Amanhã. Aprovado em 2014, o projeto ganhou a curadoria do designer e artista gráfico Gringo Cardia, e a exposição foi aberta ao público em 26 de abril de 2016.

Todo o processo de idealização e montagem de “O poeta voador, Santos Dumont” são o tema da palestra “Como fazer um poeta voar”, no dia 21 de maio às 14h, no auditório do Museu do Amanhã. Gringo Cardia e Henrique Lins de Barros irão compartilhar com os visitantes os bastidores da mostra, além de trazer curiosidades e abrir espaço para tirar dúvidas sobre a vida e obra do “poeta voador”.

Gringo falará do processo de criação e sobre concepção do projeto. Henrique Lins de Barros, um dos principais pesquisadores das realizações de Alberto Santos Dumont, irá apresentar os muitos mitos e verdades que cercam este brasileiro que, há 110 anos, agitava o mundo ao voar com o seu 14bis, em Paris.

• Inscreva-se aqui;
  • Evento gratuito e sujeito a lotação do espaço;
  • A inscrição não dá direito a visitação ao Museu;
  • A entrada no prédio ocorre pela porta lateral.