Mudanças Climáticas: o que os Jogos Olímpicos têm a ver com isso? | Museu do Amanhã

Mudanças Climáticas: o que os Jogos Olímpicos têm a ver com isso?

quinta, 28 de julho de 2016
quinta, 28 de julho de 2016
Auditório
qui 9h-13h

As consequências ambientais da realização de grandes eventos esportivos e as formas de mitigar esse impacto serão debatidas no seminário “Mudanças Climáticas: o que os jogos olímpicos têm a ver com isso?”, que acontece no dia 28 de julho das 9h às 13h30 no auditório do Museu do Amanhã. Entre os assuntos abordados estarão as implicações do Acordo de Paris na organização de megaeventos esportivos e na maneira como os organizadores lidam com esses desafios. Como um exercício prático, será realizado um cálculo do tamanho da ‘pegada de carbono’ do próprio seminário, em tempo real.

Assista à transmissão do evento em tempo real

Programação completa do evento:

09:00 – 09:30 h

Seção de abertura: Ricardo Piquet (Diretor Geral do Museu do Amanhã), Denise Hamú (PNUMA), Martin Raiser (Diretor do Banco Mundial no Brasil) e José Sarney Filho (Ministro do Meio Ambiente).

09:30 – 10:15 h

Mesa redonda 1: O Acordo de Paris: 1.5oC para permanecermos vivos

Participantes: Ana Toni (GiP), Carlos Ritll (Observatório do Clima) e Max Edkins (Connect4Climate, Grupo Banco Mundial)

10:15 – 11:00 h

Mesa redonda 2: Projetando a descarbonização dos Jogos Olímpicos: desafios e lições aprendidas

Moderador: Matthew Shirts

Participantes: Ann Duffy (Vancouver 2010) e David Stubbs (Londres 2012)

11:00 – 11:30 h

Coffee Break

11:30 – 12:30 h

Mesa redonda 3: O plano de descarbonização Rio2016

Moderador: Shigueo Watanabe Junior (Instituto Escolhas)

Participantes: Tania Braga (Rio2016), Nicoletta Piccolrovazzi (Dow Chemical), Denis Bochatay (Quantis) e Braulio Pikmann (ERM).

12:30 – 13:00 h

Lançamento da calculadora de emissões de gases de efeito estufa de grandes eventos realizados no Brasil

Tania Braga (Rio 2016)

Lançamento da campanha: 1.5oC o recorde que não devemos quebrar

Délcio Rodrigues (GSCC Brasil) e atletas engajados

Data: 28 de julho de 2016

Local: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Promotores: Observatório do Clima, Museu do Amanhã e Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016

Haverá tradução simultânea do evento (inglês-português).

Background Image: