O Balé das Estrelas | Museu do Amanhã

O Balé das Estrelas

Observatório do Amanhã
Estrelas / Foto: ESA/Hubble & NASA
Início: 
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Término: 
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Local:
Observatório do Amanhã
Horário:
ter 15h-16h30

O Universo está em constante movimento. Desde o Big Bang, segue em expansão acelerada, de desdobramentos ainda desconhecidos. E como isso afeta a nossa vida? É o que o astrônomo e pesquisador Cássio Barbosa vai explicar ao público na palestra “O Balé das Estrelas”, que acontece no dia 17 de janeiro, às 15h, no Observatório do Amanhã.

Inscreva-se gratuitamente no final desta página

O evento é parte da abertura da exposição “Milênios Cósmicos – Cartas celestes para os próximos cem mil anos”, que, por meio de desenhos feitos por um robô com cera quente de abelha, mostra como ficarão algumas constelações vistas do Polo Norte.

Segundo Cássio, pesquisar o movimento das estrelas permite conhecer a estrutura da nossa galáxia e saber com mais detalhes – ainda que insuficientes – qual será o nosso destino cósmico daqui milhões de anos. 

– Analisar as galáxias, se elas são novas ou antigas, permite avaliar se novas estrelas, novas Terras e, por que não, novas civilizações estão se formando – explica o astrônomo.

Durante a apresentação, o astrônomo vai ainda mostrar simulações das posições de algumas das principais constelações vistas do Hemisfério Sul nos próximos cem mil anos, como Órion, lar das 3 Marias que compõem seu Cinturão, Cruzeiro do Sul, Escorpião e Centauro.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.