Mulheres do Amanhã | Museu do Amanhã

Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres do Amanhã

Destaques
Evento sobre a igualdade de gênero / ONU Mulheres
Início: 
sexta, 28 de outubro de 2016
Término: 
sexta, 28 de outubro de 2016
Local:
Auditório
Horário:
sex 14h-19h

O Museu do Amanhã será palco do evento "Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres do Amanhã!" na próxima sexta-feira, dia 28 de 14h às 19h. A programação está sendo preparada para inspirar e fornecer insumos para um debate positivo que nos aproxime de um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas. Teremos palestras, rodas de conversas, música e poesia. Confira a programação completa aqui.

Inscreva-se gratuitamente no site: http://mulheresdoamanha.com.br/

Pesquisas mostram que, no ritmo atual, levaremos cerca de 80 anos para alcançar a igualdade de gênero. Até lá, as mulheres não terão a oportunidade de usufruir dos seus direitos humanos. No cenário atual, as mulheres são vítimas de violência de gênero, de injustiças, de preconceito e discriminação. Sem a igualdade de gênero, as mulheres são desprivilegiadas e não têm as mesmas oportunidades que os homens simplesmente por serem mulheres.

As Nações Unidas estabeleceram o objetivo de alcançar a igualdade de gênero em um prazo de 15 anos como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma visão de um planeta 50-50, onde homens e mulheres usufruem dos mesmos direitos e oportunidades, até 2030. Nesse sentido, o #MulheresdoAmanhã abordará uma diversidade de temas necessários para garantir um futuro melhor para as mulheres a benefício de todos e todas.

 

HeForShe | Eles por elas. E por todas e todos nós

O movimento de solidariedade ElesPorElas - HeForShe foi criado pela ONU Mulheres para reunir pessoas de todos os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais num esforço global para a remoção das barreiras sociais e culturais que limitam as mulheres e as impedem de usufruir de seus direitos humanos. Durante o evento, o IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, (responsável pela gestão do Paço do Frevo, em Recife, e, no Rio, da rede de Bibliotecas Parque do Estado e Museu do Amanhã) assinará o termo de compromisso HeForShe pela igualdade de gênero. 

Desde seu lançamento em 2014 pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e pela Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, centenas de milhares de pessoas de todo o mundo — incluindo Chefes de Estado, CEOs, personalidades globais, e pessoas de diferentes estilos de vida e classes sociais — apoiaram o movimento e se comprometeram com a igualdade de gênero. 

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.