Ciência nos Bastidores está de volta | Museu do Amanhã

Ciência nos Bastidores volta ao Museu do Amanhã

Observatório do Amanhã
Curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira faz palestra ao público do Museu
Início: 
terça-feira, 28 de junho de 2016
Término: 
terça-feira, 26 de julho de 2016
Local:
Observatório
Horário:
ter 16h30-18h

Embarque numa viagem em conexão direta com o Universo, entenda a formação de nosso planeta, aproveite um pit stop para discutir questões éticas e filosóficas, mergulhe nos desafios da biotecnologia. Em cinco terças-feiras entre 28 de junho e 26 de julho, você terá a oportunidade de fazer uma imersão científica e filosófica nas áreas que são os alicerces da Exposição Principal do Museu do Amanhã – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

As palestras serão apresentadas pelo curador do Museu do Amanhã, o físico e doutor em Cosmologia Luiz Alberto Oliveira. Os encontros dão sequência ao projeto “Ciência nos Bastidores”, iniciado em janeiro e fevereiro de 2016 com a participação de mais de 400 pessoas em 12 debates de interesse científico. As apresentações terão capacidade para 50 pessoas cada uma e  ocorrerão no Observatório do Amanhã, sempre às 16h30.

- Nos cinco encontros, vamos tratar de todos os conceitos mostrados pela museografia do Museu do Amanhã. Começando pelo Cosmos, que aborda o "Sempre" e se refere à primeira experiência, e terminando em Nós, que fala do "Agora" e está ligado à última experiência, da oca. Perguntas e críticas construtivas são muito bem-vindas - diz o curador, há seis anos envolvido no projeto do Museu.

"Ciência nos Bastidores", com Luiz Alberto Oliveira

Inscreva-se no link abaixo

Programação completa:

Dia 28 de junho

Tema: "SEMPRE" - COSMOS - O curador abordará aspectos da primeira etapa da Exposição Principal, chamada “Cosmos”. Aqui, a pergunta a ser proposta é “De onde viemos?”.

Dia 5 de julho

Tema: "ONTEM" - TERRA - A segunda seção busca provocar a questão “Quem somos?”, evocando a figura de tempo “Ontem”.

Dia 12 de julho

Tema: "HOJE" - ANTROPOCENO -  No espaço do “Antropoceno” - o prefixo grego “antropo” significa homem, humano; e o sufixo “ceno” denota as eras geológicas -, a pergunta é “Onde estamos?”

Dia 19 de julho

Tema: "AMANHÃ" - A quarta experiência explora a pergunta “Para onde vamos?”.

Dia 26 de julho

Tema: "AGORA" - NÓS - O percurso se encerra no espaço do “Nós”, no qual vigora a questão "Como queremos ir?", ou seja, com que valores pretendemos seguir adiante?

 

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.