Região Portuária

Menu
  1. Histórias do porto
  2. O porto hoje
  3. O Futuro
  4. Mapa
a+ / a-

O Porto do Rio
e a construção da
alma carioca

Chácara dos beneditinos, lugar de cobiça dos corsários franceses, capital da colônia portuguesa, sede de todo o império português, capital da República. Cidade da beleza, do caos, do samba, do empreendedorismo, da criatividade. Durante quatro séculos, a Região Portuária foi termômetro das profundas transformações pelas quais passou o Rio de Janeiro. Centro geográfico de uma metrópole de 12 milhões de habitantes, esse pedaço de terra às margens da Baía de Guanabara nunca esteve tão visível aos cariocas e visitantes.
Desde 2009, quando a prefeitura emplacou um ambicioso plano de restaurar a região - ou parte significativa dela -, foram inúmeras as mudanças vividas por moradores de Caju, Santo Cristo, Gamboa e Saúde. Neste livro digital, o Museu do Amanhã, novo “morador” da região, oferece um passeio histórico ao longo dos mais de 400 anos dessa localidade. Mesmo consciente da impossibilidade de tratar com detalhes uma riquíssima história em um espaço bastante enxuto, o Museu procura dar sua contribuição para a discussão: que amanhã queremos para a Região Portuária?

Boa viagem!

Histórias do Porto

Epicentro de uma região metropolitana com 12 milhões de habitantes, a Região Portuária hoje simboliza encontros de povos, mas suas origens são marcadas por batalhas sangrentas, desembarque de milhares de escravos e por ter abrigado um desabonador cemitério que representou “o holocausto brasileiro” do tráfico negreiro.
Histórias que não podem ser varridas, esquecidas ou soterradas. Viaje aqui pelo Rio dos tempos do Império e pelo ciclo do café. Acompanhe as transformações capitaneadas pelo Barão de Mauá, o surgimento do Porto, no início do século XX, e a construção da Perimetral.

Linha do tempo

O Porto hoje

Desde 2009, a região vem passando por transformações profundas, capazes de alterar a malha urbana, as relações sociais e atrair investimentos privados. Os novos tempos do Porto tiveram na derrubada do Elevado Perimetral sua expressão mais significativa. A cidade voltou encarar de frente a Baía de Guanabara, por anos divorciada da rotina carioca pelo gigantesco viaduto, e respira ares modernizantes com a volta do transporte sobre trilhos, na figura de um moderno VLT. Mas tradição é tradição, e culturas que floresceram no vaivém da estiva continuam pujantes: blocos carnavalescos nunca foram tão fortes, e a escola de samba nascida no Porto, a Vizinha Faladeira, voltará a desfilar na Marquês de Sapucaí.

Linha do tempo

O Futuro

O físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) costumava dizer que fazer previsões para o futuro é algo muitíssimo arriscado e que as únicas certezas que temos são os imprevistos. Embora evitem traçar planos mirabolantes, moradores da Região Portuária não se furtaram a manifestar como veem seus bairros daqui a 50 anos. Num exercício de imaginação, temperado com boa dose de otimismo, eles esperam dias mais solidários, com maior oferta de saúde, transporte, lazer, educação e emprego. Querem se manter no Porto, a despeito da valorização dos imóveis - já que aqui estão suas raízes.
Sabem que o futuro está sendo construído. Por cada morador. Hoje, agora. Nas palavras de Tia Lúcia, moradora do Morro do Pinto, uma cidade melhor não será erguida apenas com ações de governos:
- Nenhum governo, nenhum prefeito, ninguém vai ser capaz de fazer tudo sozinho. Nosso futuro depende de luta, muito sofrimento, muita dor. Quero voltar a sentir o cheiro de perfume que a cidade exalava quando eu tinha sete anos.
Mapa

MAPA

"O Porto do Rio e a construção da alma carioca” é uma publicação da Gerência de Conteúdo do Museu do Amanhã - Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG)"

Curador: Luiz Alberto Oliveira
Gerente: Leonardo Menezes
Editor: Emanuel Alencar
Redator: Eduardo Carvalho
Estagiária: Thaís Cerqueira
Textos e pesquisa: Eduardo Carvalho e Emanuel Alencar
Fotos: Marcos Tristão
Vídeos: Monclar Filmes
Programação e layout: 32 Bits

IDG
Diretor Geral: Ricardo Piquet
Curador: Luiz Alberto Oliveira
Desenvolvimento de Públicos: Alexandre Fernandes
Operações e Finanças: Henrique Oliveira
Planejamento e Gestão: Vinícius Capillé

Agradecimentos:
Armando Ivo de Carvalho Abreu
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Arquivo Nacional
Augusto Ivan
Carlos Eduardo de Oliveira
Cezar Honorato
Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP)
Companhia Docas
Eduarda Mafra
Fundação Biblioteca Nacional
Instituto Pereira Passos
João Rabha
Laura Taves
Leonardo Guelman
Luiz Antônio Simas
Marinha do Brasil
Milton Guran
Milton Teixeira
Paulo Knauss

Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. 25ª edição. São Paulo: Ática, 1996

ANDREATTA, Verena (2003) Porto do Rio: A nova interface porto-cidade no Rio de Janeiro. O urbanismo do “waterfront” sobre o histórico cais da Gamboa: do uso comercial industrial ao cultural Secretaria Municipal de Urbanismo e Instituto de Urbanismo Pereira Passos – IPP, julho de 2003.

ASSIS, Machado. Obra Completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994

BORELLI, Ana. Porto do Rio: CAU, 18 de dezembro de 2001 a 17 de fevereiro de 2002. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretário municipal de Urbanismo, Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro.

CARDOSO, Elizabeth Dezouzart; VAZ et al. (1987). História de Bairros – Saúde, Gamboa e Santo Cristo. Rio de Janeiro: João Fortes Engenharia/Editora Índex. Original de 159 páginas.

Carta do Marquês do Lavradio apud AMARAL, Brás. Os grandes mercados de escravos africanos. In: factos da vida do Brasil. Op. Cit., p. 148-149.

DINIZ, Clarissa; CARDOSO, Rafael. Do Valongo à Favela – Imaginário e periferia. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2015

GRAHAM, Maria. Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada nesse país durante parte dos anos de 1821, 1822 e 1823. 1 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956. p. 254

LIMA, Nelson. Majestades da folia: a influência do “imaginário monárquico” nas manifestações do Rio de Janeiro. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p. 107-114, 2009

PEREIRA, Júlio César Medeiros da Silva. À flor da terra: o cemitério dos pretos novos no Rio de Janeiro. 2ª edição. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2015

PINHEIRO, Augusto Ivan de Freitas; RABHA, Nina Maria de Carvalho Elias. Porto do Rio de Janeiro – Construindo a modernidade. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2004
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1987

SOARES, Carlos Eugênio Líbano. Porto de Memórias – Pequena África. 1ª edição. Rio de Janeiro: Biz Cultural, 2014

INSTITUTO PEREIRA PASSOS. Morro da Conceição: da memória o futuro. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2000

Publicado em 13 de abril de 2016.